bootstrap buttons

LHASA APSO

Independente, teimoso e corajoso...

LHASA APSO

O Lhasa Apso é um cão de pequeno porte, cuja altura deverá ser de 25,4 cm de cernelha para os cães e um pouco menos para as cadelas. A cabeça é larga, o focinho de tamanho médio e o nariz preto. Os olhos são pequenos, de cor escura e estão tapados pela pelagem da cabeça. As orelhas têm franjas e caem pendentes para cada lado da cabeça. Tem barba e bigodes compridos e de cor mais escura que o resto da pelagem. O pescoço é curto e guarnecido de uma juba. Os membros anteriores são verticais, e tal como os posteriores, estão totalmente tapados pelos longos pêlos. A cauda possui franjas e é mantida sobre o dorso. A pelagem é comprida, lisa e pesada. As cores permitidas são o dourado, cor de mel, ardósia, areia, cinzenta, preta, branca ou castanha.

Apesar da sua aparência de cãozinho de colo, o Lhasa tem um temperamento forte. Ele é independente, teimoso e corajoso. Embora ele seja louco por brincadeiras e caças, ele já fica feliz em receber exercícios. Ele também fica feliz cochilando ao lado de seu dono. Essas características fazem dele um excelente (e pequeno) companheiro de aventuras. Ele é desconfiado com estranhos.

A origem do Lhasa Apso se perdeu há muito tempo. Ele é uma raça antiga criada e reverenciada nas aldeias e mosteiros do Tibet. Sua história está entrelaçada com as crenças budistas, incluindo a crença na reencarnação. Dizia-se que as almas dos lamas entravam nos corpos sagrados dos cachorros após a morte, assim transmitindo um toque de reverência por esses cães. Os cães também tinham um papel de cães de guarda do mosteiro, emitindo um alerta para os visitantes, dando assim origem ao seu nome nativo de Abso Seng Kye (Cão-Leão Sentinela que Late). É possível que o nome ocidental da raça derive de seu nome nativo, embora alguns acreditem que seja uma corruptela da palavra tibetana “Rapso”, que quer dizer “cabra” (uma referência ao seu pelo lanoso). Na verdade, quando a raça chegou à Inglaterra, ele era chamado de Lhasa Terrier, embora não tenha nada de terrier.

Mobirise

NOSSA LINHAGEM - YORKSHIRE

Nossos filhotes  em nossas redes sociais. Siga-nos...

Tem interesse em adquirir um amigão?

Deixe seu e-mail.


Siga-nos